terça-feira, 12 de abril de 2016

A reunião

E lá fui eu à reunião do 2º período, o que para mim é um martírio, venho sempre de lá ansiosa e muito preocupada com o futuro da Pimpolha e de todos os meninos da sua idade.
Querem à força que as crianças sejam génios e que aprendam tudo de uma assentada.
É uma pressão enorme quando vejo outras mães que tem filhos maiores e que me dizem que a matéria que os nossos filhos estão a dar os irmãos deram no 5º/6º ano.
Fico estupefacta com as metas curriculares, com os conteúdos, com a pressão da professora a pedir aos pais para ajudarem os filhos nos TPC, a estudar, a fazermos também o trabalho de professores, coisa que até seria fácil de fazer, se não fosse tão diferente da maneira que nós aprendemos.
Já não é a primeira vez que ensino algo à Pimpolha e ela diz-me que a professora não quer assim, uma simples conta de somar, mudou o esquema da conta, tudo é diferente, tudo é mais complicado, 2+2 =4, isso não temos dúvidas, mas a maneira de lá chegar é bem diferente.
A avaliação da Pimpolha não foi má, melhorou a Português, lê bem, mas devagar, ( que estupidez....ela está no primeiro ano, vai entrar em algum concurso de rapidez de leitura?!), Matemática baixou, pois as coisas começaram a complicar-se, e Estudo do Meio manteve.
Por isso é que há tantos amiguinhos da Pimpolha que têm aversão à escola, fartam-se de chorar para ir para a escola, nisso tenho tido muita sorte, pois a Pimpolha gosta muito da escola, mas vamos ver se esse gosto não se vai perdendo com tanta pressão nas crianças.
E pronto assim vai a educação em nosso Portugal.



5 comentários:

  1. Um exagero como a gente bem sabe amiga, mas temos de ser nos a desvalorizar...senão coitadinhas tão pequeninas ficam já com aversão à escola...

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  2. O sistema está mal, os professores têm trabalho em cima de trabalho, reuniões, em cima de reuniões, o dia não tem 48 horas porque se tivesse, assoberbavam ainda mais os professores.
    Estes queixam-se dos programas extensos, não há tempo, as crianças têm ritmos de aprendizagem diferentes, em casa têm de dar continuidade ao trabalho da escola, e o tempo não chega para nada.
    Fui professora, sei do que falo e entendo muito bem os pais que também sentem a pressão dos professores.
    Todos queremos o sucesso das crianças, mas enquanto as escolas/direções e o ministério não aliviarem da enorme carga de trabalho/reuniões que os professores têm, estes dificilmente conseguem cumprir os programas.
    Lamento dizer isto, mas já tive saudades do tempo que dedicava à escola e às crianças.
    Agora, a pressão vem de todo o lado.
    Mas a Pimpolha gosta da escola, é bom sinal.
    Beijinho


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  3. O meu filho está no 1º ano também e obviamente que lê devagar, o que é normal numa criança no 1º ano e que sei porque o oiço a ler. Mas o professor não referiu nada disso, até disse que estava contente com o ritmo dos meninos, pois pela experiência dele, só mais para o fim do ano é que costumam atingir o nível onde estão já neste momento. Ele tem tido muito boas notas desde o início e tem-se mantido. Ali, não acho que haja assim tanta pressão. E TPCs nunca são em demasia e são só 2 vezes por semana.

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    1. olha que sorte que o teu pequenito tem, mesmo a sério.
      na escola da minha a pressão é enorme, já no natal queriam que os miúdos soubessem ler.... e para não falar dos tpcs que são todos os dias e muitos :(

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    2. No Natal? Isso é quase no início do ano, o que é que lhes passa pela cabeça? As crianças não são máquinas. O meu apanhou um professor muito porreirinho e isso dos TPC's foi logo combinado connosco, pais, no início do ano e acordado entre nós e o professor que só iria mandar 2 vezes por semana. E costuma ser uma ou duas páginas, coisas simples e não muito demoradas.

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