quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Reunião na escolinha

Lá tivemos a reunião na Escolinha da Pimpolha.
A Pimpolha e a amiguinha C. que são novas nesta nova sala, são as mais novas, ainda não têm os 4 anos, e já há amiguinhos com 5 anos.
Como é óbvio os desenhos delas são muito diferentes dos desenhos dos colegas, os desenhos dos colegas até são assinados pelos próprios, coisa que a Pimpolha não consegue ainda.
Em casa, pinto com ela, mas não sou de trabalhar com ela, querer que ela faça letras, ou leia, ou escreva, acho que há tempo para isso tudo.
Mas reparei que a maior parte dos pais pensavam que os filhos iriam sair dali, que para o ano alguns já vão para a primária, a saber ler e escrever.
A educadora disse logo que isso não vai acontecer, que eles não estão ali para saber ler nem escrever, mas sim  para ganhar outras competências.
Algumas mães não gostaram da resposta.
Até uma mãe disse que no tempo dela, já sabia ler antes de ir para a escola.
Não sei a idade daquela mãe, mas pareceu-me um disparate total, porque se não é da minha idade é pouco mais nova.
E eu antes de ir para a escola eu sabia lá ler ou escrever, e sei que com os meus amigos era igual, nós só tivemos contacto com letras e números na primária.
Nós queríamos era brincar na rua, queríamos lá fazer letras e números.
Acho que agora há um exagero em querer que as crianças já saibam fazer tudo, ler, escrever, mas para quê??
Não têm tempo para isso?!

1 comentário:

  1. Não sei se ouviste ontem o Dr. Quintino Aires, no Você na TV, mas ele referiu que em vários países da Europa (lá para cima, Noruegas e assim) é proibido ensinar as crianças a ler e escrever antes de entrarem na escola primária, onde é de facto suposto aprenderem isso. Porque aos 4 e 5 anos, não estão preparadas para isso, o cérebro não está suficientemente desenvolvido e apesar deles aprenderem, só os prejudica no futuro. Se te interessares pelo assunto, aqui te deixo o link com o video, http://www.tvi.iol.pt/programa/voce-na-tv/2015/videos/128760/video/13986241/1. P'raí a partir do minuto 10 ou 11. Beijinho

    ResponderEliminar