quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Estuda, estuda!!

Dizem-nos tantas vezes para estudarmos para sermos alguém.
Disseram-mo tantas vezes e eu sempre o fiz, para ser alguém.
Disse-o tantas vezes aos meus sobrinhos, tantas vezes.
E para quê?
Ser alguém é o quê?
Quase todos os amigos da secundária, resolveram deixar de estudar depois do 12º ano, fomos poucos os que continuamos os estudos.
Os que não continuaram, estão bem, tem empregos estáveis, estão bem profissionalmente, ganham razoavelmente bem, até há um que ganha muito mais do que eu alguma vez ganhei.
Estudei para quê?
Para ser alguém.
Ter empregos com vínculos precários, ser despedida logo que a empresa começa a dar problemas, trabalhar sem receber, responder a todo o tipo de anúncios, fazer baixas e férias de uns e de outros e ficar por aí.
É isto ser alguém?

8 comentários:

  1. Podes crer...se soubesse o que sei hoje teria arranjado emprego logo a seguir ao 12 ª ano. Mas não, fui para a faculdade e hoj faço um trabalho que exige apenas o 12 º ano...valeu bem a pena andar a gastar dinheiro e a estudar tantos anos...bj

    ResponderEliminar
  2. Eu também não entendo o que é este ser alguém. É ser alguem com estudos, apenas isso.

    ResponderEliminar
  3. Acho que todos somos alguém, independentemente do grau de estudo mas creio que hoje vale a pena estudar e tentar a sorte noutro país, que cá infelizmente, não vejo saída...
    :)

    ResponderEliminar
  4. Estou na mesma situação que tu =S

    Realmente chega a um ponto e começamos a desmotivar bastante... também vejo muito boa gente que não continuaram a estudar e é como tu dizes, estão bem e têm trabalho garantido..

    Bem mas eu acredito que vou ter sorte algum dia e tu também terás! Apenas acredita e tenta não desesperar, e sim eu sei que falar é facil, até porque eu também tento sempre manter a calma mas há dias em que nos vamos simplesmente a baixo.

    Beijocas e força!

    ResponderEliminar
  5. Olha eu quando tinha o 9º ano comecei a pensar que não queria ir para a faculdade dps do 12º ano...

    Os meus pais tinham mais filhos e eu não queria continuar a depender deles...

    Então escolhi fazer do 10º ao 12º numa escola Tecnico Profissional... pois assim ao completar o 12º ano ficava com uma especialidade :)

    Foi o melhor que fiz!!!
    Ao fim do 12º fui estagiar para uma empresa e fiquei... ainda hoje trabalho nessa :)
    Posso dizer que vim na altura ganhar o salario minimo e hoje ganho o dobro disso...

    Entretanto casei... e senti necessidade (eu e meu marido) de voarmos um pouco mais alto... e entramos para a faculdade em 2010!
    Estamos a meio da licenciatura e seremos em breve Srs Engenheiros e depois poderemos ou subir na empresa onde estamos ou mudar para outra... e teremos sempre a vantagem de já termos experiencia no mercado de trabalho!!

    Estou feliz pelas escolhas que fiz na vida... pois não sei como estaria se tivesse continuado a estudar aos 18 anos... talvez tivesse terminado o curso e hoje andasse de emprego para emprego a procura de algo melhor...

    Aconselho os meus irmãos a fazerem o mesmo... e tds os jovens! Estudem, se possivel numa Tecnico-Profissional, ficando assim com uma especialidade e um estagio... e dps vêm o que lhes reserva a vida.
    Podem trabalhar e estudar à noite, como eu faço neste momento!

    Ao menos não ficam a depender dos pais e não chegam aos 25 anos por exemplo sem qq experiencia de trabalho.

    A minha irmã tb seguiu os meus passos, tirou contabilidade numa Tecnico Profissional e arranjou logo trabalho... já mudou mas tem tido sempre trabalho!

    E os meus maninhos mais novos tb querem fazer o mesmo...

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
  6. Mesmo, toda a gente que não estudou para além do 12º está muito melhor que eu! Há um ano desempregada e sem perspectivas de futuro!

    ResponderEliminar
  7. eutambemtenhoumblog e Lady Me,
    vamos acreditar que as coisas vão mudar e o nosso momento vai chegar.
    obrigada pela força e beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. A vida não é fácil Anita eu hoje não tirava curso e fazia sim um técnico profissional que dá mais saídas. tenho emprego felizmente mas não é graças ao meu canudo,esse tá enfiado na gaveta! beijocaS

    ResponderEliminar